segunda-feira, 6 de junho de 2011

As Claves do Anitelli Trio




Quem conhece o Teatro Mágico há de concordar comigo. Fernando Anitelli é um artista completo. Bom instrumentista, bom letrista, boa perfomance de palco e excelente compositor. O seu disco solo, As Claves da Gaveta, traz um repertório que os fans do TM já conhecem de longa data. Explico: Há alguns anos atrás, o pai do Fernando soltou na rede um disco voz e violão para divulgação do trabalho de seu rebento, depois do sucesso do Teatro Mágico, este disco fez sucesso também, embora as canções estivessem de forma crua, sem nenhum arranjo. As Claves da Gaveta revisitam este acervo trazendo arranjos modernos e estilosos que hora soam exagerados e em outros momentos em perfeita harmonia.

O forró Menina do Balaio, traz um arranjo de não forró, descaracterizando completamente a estrutura da composição. A música soa nordestina, o arranjo não o segue. Ainda podemos destacar o jogo exagerado de baixo, e os excessos de contratempo da bateria.

A faixa Cuida de Mim traz um excelente arranjo. Destaque para o contrabaixo acústico e frases de piano. Seguindo o clima de Cuida de Mim, Soprano tem um arranjo bem consciente. A letra é muita boa, uma continuação da excelente A Pedra Mais Alta, do primeiro disco do Teatro Mágico.

Na Varanda já é um clássico. A Nô Stopa canta magnificamente bem, trazendo um dueto de alto nível para esta canção. Um arranjo de quase Jazz, mas bem brasileiro.

Saudade de Chumbo traz um arranjo de voz e violão. Igual a sua versão original, porém com uma gravação mais profissional. Talvez ela merecesse um arranjo mais bem trabalhado.

Dois Dias Depois de Amanha tem um arranjo completamente diferente do que foi feito originalmente. Nessa o Fernando acertou em cheio. Lindo trabalho com o piano que mantém o clima jazzístico por toda a faixa.

Trazendo uma versão axé, Durma Medo Meu tem o pior arranjo do disco. Completamente fora do clima do que a letra pede. Me pareceu aqui que existia uma necessidade de fazer algo diferente. Resultado: distoa completamente do restante da obra. A prova disso é a canção que a segue, Perto de Você, que vem com um arranjo simples e bom aos ouvidos.

Regravando Realejo do primeiro disco do Teatro Mágico, esta faixa traz com certeza o arranjo mais jazz de todo o disco. Surpreendeu bastante, e olha que a gravação original desta canção é muito boa.

A Primeira Semana do Mundo é irritante. Tem um riff de violão que se repete a música inteira, aliás não só esse riff, mas todo o arranjo se repete até os ouvidos cansarem. Poderia ter ficado só no disco Segundo Ato do Teatro Mágico.

O Samba de Ir Embora Só, é a cereja do bolo. Com certeza o arranjo mais original do disco inteiro. Começa num samba sem pretenções e termina num tecno à lá Fernanda Porto bonito de se ouvir.

As Claves da Gaveta do Anitelli trazem com certeza uma excelente obra, com alguns percalçoes é verdade, mas nada que abale a qualidade do trabalho do criador do Teatro Mágico.







Um comentário:

  1. Excelente, a resenha e o trabalho do Fer! Como fã nº 1 e garota propaganda do TM impossível deixar de ouvir mil vezes esse CD! Parabéns pelo texto! :)

    ResponderExcluir