segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Banda Mais (Incompreendida?) Bonita da Cidade

Muito se falou d'A Banda Mais Bonita da Cidade, mais novo viral da internet. Mas quantos realmente ouviram o trabalho desta banda por inteiro? A seguir um pequeno review sobre esta nova mania. 

É bem verdade que a música Oração é chata, repetitiva, pegajosa e até mesmo inocente demais, para não dizer bobinha. Numa tentativa da banda de sofisticar a música, foram inseridos algumas nonas em seus acordes inicias, tirando aquela sensação de musica infantil. Mas faltou corpo ao arranjo. As melhores passagens são destinadas a mistura de instrumentos inusitados tocando junto, e só. A voz melosa masculina dá um tom meigo, uma coisa meio Marcelo Camelo, embora as coincidências entre esses dois artistas termine por aí.

A letra é extremamente simples e curta. Em dois minutos de música você já canta com a banda, em seis você já enjoa. Rimas pobres como "oração com coração" e rimas levemente melhores como "inteira com penteadeira" trazem a tona uma música que é o que não deveria ser.

O clipe é interessante se não fosse tão baseado (plagiado?) em Nantes do Beirut. A gravação é bem feita, foi gravado "de primeira" e deve ter dado um bom trabalho produzi-lo. Quem acredita que foi feito com "uma boa idéia na cabeça e uma camera na mão" se engana, deve ter se gasto uma grana pela quantidade e qualidade dos equipamentos.

Apareceram vários videos, com parodias e sátiras ao clipe. Merece destaque o video do Rafinha que com um escracho inteligente faz uma crítica bem humorada A Banda Mais Bonita da Cidade.





Mas Oração já foi demasiadamente elogiada e criticada. É importante falar do resto do trabalho do grupo.

Dentre as canções que encontramos pela Internet se destacam: Balada da Bailarina Torta, Boa Pessoa, Nunca e Canção Pra Não Voltar. Esta última com um bom apelo comercial num pop rock romântico. Um arranjo bem centrado e bem distribuído pelos instrumentos escolhidos. Interessante notar a utilização necessária dos cromatismos harmônicos incluindo a utilização de diminutos. Ainda é interessante que em determinado trecho da canção a letra cante as notas que estão sendo executadas, porém em outro tom.

Já, a Balada da Bailarina Torta traz um arranjo bem trabalhado de piano e guitarras. Os acordes de piano dão um tom "torto" ao arranjo, meio intragável, devido a quantidade de dissonâncias. Porém completamente de acordo com o que a canção pede. Ainda encontramos na letra da Bailarina uma grande referencia a A História de Lily Braun de Chico Buarque. 





Trazendo mais do que um clipe fofinho, A Banda Mais Bonita da Cidade chega com uma proposta interessante. Sem muitas pretensões mas como uma boa novidade para o público que pretende atingir. 
Agora é esperar sair o primeiro album do grupo e fazer uma "Oração" pra que sejam mais do que uma bandinha bonitinha da cidade.  

Saiba mais: http://www.myspace.com/abandamaisbonitadacidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário